Escola no Cajuru Ganha Terreno

Rodrigo Matos, Alan Eccel, o prefeito Gustavo Fruet e Ubiraci Rodrigues analisam uma planta de escola.

Em 6 de fevereiro, Gustavo Fruet, prefeito de Curitiba, capital do Paraná, e Ubiraci Rodrigues, presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (COHAB), assinaram um termo de concessão gratuita de terreno para a Associação de Moradores do Cajuru. A organização internacional Playing For Change Foundation construirá ali uma escola de música que a comunidade local poderá frequentar gratuitamente.

Criada em 2007, a organização sem fins lucrativos Playing For Change Foundation tem como objetivo criar e manter escolas de música em comunidades carentes ao redor do mundo. A fundação atua em países como Tailândia, África do Sul, Gana, Nepal, Mali e Ruanda. A escola em Curitiba será a primeira na América do Sul.

“É uma honra para nossa cidade ter sido escolhida para receber um projeto desse porte, que visa levar cultura para comunidades carentes como forma de inclusão social”, disse o prefeito.

Segundo o diretor da organização, Rodrigo Matos, o projeto da escola em Curitiba servirá como referência para a implantação em outras cidades ao redor do mundo. “Este projeto é mais do que uma escola de música, é uma referência. Também pretendemos oferecer cursos de inglês e informática, para permitir que os participantes interajam com estudantes de outras escolas ao redor do mundo, a fim de trocar experiências”, afirma.

Os fundos para a construção da escola foram arrecadados com a venda de ingressos para um show da banda Playing For Change em outubro do ano passado na Ópera de Arame. A escola terá 250 metros quadrados, com um telhado verde, horta comunitária, quadra esportiva coberta e salas para diversas atividades.

**Parceria**

A escolha da Associação de Moradores do Cajuru não foi por acaso. Em 2004, outra instituição chamada Grande Roda de Tambores iniciou um trabalho musical com a comunidade em questão. Com o objetivo de expandir o serviço, o coordenador Thiago Sinden apresentou a associação ao angariador de fundos do Playing For Change, Alan Eccel.

“Essa sinergia entre as duas organizações e a associação de moradores trouxe grandes resultados. A comunidade local sempre participou efetivamente das atividades propostas, então decidimos que era um local apropriado para construir a escola. O fato é que isso não seria possível sem o apoio da COHAB e da Prefeitura de Curitiba”, explica Eccel.

Ele faz questão de enfatizar que a escola [não pertence à] Playing For Change. “A escola não é da associação. É algo feito pela comunidade para a comunidade”, afirma.

A jovem Ketlyn Grace, de 18 anos, participa da Grande Roda de Tambores desde o início das atividades no Cajuru. “Isso mudou a minha vida. Conheci muitos amigos, adquiri cultura, aprendi muitas coisas diferentes. Tenho uma filha e quero passar todo esse conhecimento para ela. A escola de música será para nossa comunidade e quero que minha filha participe quando estiver na idade certa”, disse.

Moisés Ferreira, de 17 anos, também faz parte do grupo e destaca a importância do projeto. “Vivemos em uma comunidade muito difícil, onde muitos jovens escolhem o caminho errado. Graças a esse projeto, eu fiz minha escolha no caminho certo, assim como muitos outros colegas. Com a escola pronta, até os mais jovens ficarão satisfeitos”, diz.

Scroll to Top

GIVE BY CHECK OR WIRE

You can mail your checks at:

Playing For Change Foundation,

171 Pier Avenue, #271
Santa Monica, CA 90405 – USA

If you wish to give via Wire transfer, give stock or assets please email us at contact@playingforchange.org